Actual Serviços Terceirizados | Carregador de carro elétrico: posso instalar no meu condomínio?
8241
single,single-post,postid-8241,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-2.8,wpb-js-composer js-comp-ver-4.5.3,vc_responsive

Blog

94590c46-e05f-48a4-bb83-1b92ac92fc4b

Carregador de carro elétrico: posso instalar no meu condomínio?

  |   Sem categoria   |   No comment

Mora em condomínio e está pensando em comprar um carro elétrico ou híbrido plug-in? O tema dos carregadores ainda gera muitas dúvidas e pode até desencorajar a compra de um modelo da categoria.

Para entender melhor sobre a instalação desses equipamentos, Autoesporte conversou com os especialistas Leandro Varga, sócio-proprietário da Car Plug Power, e Ayrton Barros, diretor geral da NeoCharge. As empresas atuam na venda e instalação de carregadores para veículos plug-in. Tire suas principais dúvidas abaixo:

Posso instalar carregador no condomínio?

a5bf4285-db80-4653-b7a9-2e717d8fcfc6

Os especialistas concordam que a instalação condominial é a mais complexa que existe. Atualmente, muitos prédios são entregues pelas construtoras com ao menos uma unidade de recarga. O crescimento das vendas de eletrificados, porém, criou uma demanda até em edifícios mais antigos.

“O primeiro passo é sugerir a instalação para o condomínio. Costuma ser a parte mais difícil por se tratar de uma modificação estrutural”, afirmou Leandro Varga. “O condomínio deverá organizar uma assembleia para que os moradores votem pelo projeto”.

Como o chuveiro da sua casa ajuda a recarregar carros elétricos?
Como qualquer intervenção condominial, a instalação de um carregador causa debates. Isso porque o projeto será rateado entre os moradores — e nem todos se interessam por carros elétricos. Para muitos donos de veículos plug-in, o sonho de ter um carregador em casa pode terminar por aí.

O condomínio aprovou. E agora?

Se o condomínio aprovar a instalação do carregador, a próxima etapa é a contratação de um engenheiro eletricista para avaliar a infraestrutura. “Este processo é importante para prevenir eventuais problemas”, elaborou Ayrton Barros.

Com a conclusão da vistoria, o engenheiro deverá emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Este documento garante a integridade da infraestrutura elétrica do condomínio. Depois disso, uma empresa do setor pode ser contratada para dar início à instalação do carregador.

No entanto, é necessário atenção. Isso porque o abastecimento de energia do condomínio pode ser um problema para a instalação das estações de recarga. “Quando um prédio é concluído, existe um acordo entre a construtora e a concessionária de energia sobre a entrega da eletricidade. Se todos os moradores optarem por carros elétricos, a rede de abastecimento não poderá suprir a nova demanda”, lembrou Barros.

Segundo os especialistas, caso a demanda de eletricidade seja grande em um condomínio, o ideal é criar um sistema de gestão de carga. “Existe o momento em que todos chegam do trabalho e ligam chuveiros, televisões, air-fryers, coifas e fogões por indução. Isso gera uma sobrecarga na rede elétrica. […] Somando isso a vários veículos elétricos carregando, a energia pode cair”, alertou Varga.

Neste caso, o sistema de gestão de carga evita a queda de energia ao reduzir a potência dos carregadores temporariamente. Passado o horário de pico, a recarga volta ao normal.

Quais são os tipos de carregadores?

94590c46-e05f-48a4-bb83-1b92ac92fc4b
Saiba como funcionam os carregadores de parede (também conhecidos como “wallbox”) — Foto: André Paixão/Autoesporte

Existem vários tipos de carregadores wallbox, com potências e velocidades de recarga distintas. Antes de escolher uma opção, o morador deve considerar qual será a sua rotina e o tipo de veículo a ser carregado. Alguns carros têm limitações e não aceitam carregCarregador portátil: 3,7 kW (22 horas até 100%)

  • Carregador wallbox: 7,4 kW (12 horas até 100%)
  • Carregador wallbox: 11 kW (8 horas até 100%)
  • Carregador wallbox: 22 kW (6 horas até 100%)

E se o condomínio negar a instalação?

Existe o cenário em que um único morador deseja ter um carregador próprio, em uma vaga fixa. Assim, a energia vem diretamente de seu relógio de luz e as despesas da instalação (infraestrutura, mão de obra e ART) não ficam por conta do condomínio. Vale ressaltar que nem toda empresa do setor faz a instalação dos carregadores entregues pelas fabricantes na aquisição do veículo.

uniformes personalizados

portaria e limpeza em são paulo

desentupidora 24 horas em sorocaba

Desentupidora

desentupidora 24 horas em são paulo

Uniformes Profissionais

Desentupidora em Guarulhos

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

terceirização de portaria e limpeza