5 dicas para você melhorar a segurança em seu condomínio
Para que a sensação de segurança no condomínio seja verdadeira e não apenas um sentimento, são necessários alguns cuidados.
“Crie um documento com todas as normas de segurança do condomínio com o objetivo de informar como os moradores podem ajudar na proteção do condomínio. Local: São Paulo, SP
Com o rápido, constante e visível crescimento da criminalidade no Brasil, é visível o aumento do número de condomínios nas cidades do país. Um dos motivos para isto acontecer é a busca por segurança. No condomínio, as crianças podem brincar livremente e é uma boa opção para quem precisa viajar por muito tempo. Mas para que a sensação de segurança no condomínio seja verdadeira e não apenas um sentimento, são necessários alguns cuidados. E engana-se quem acha que garantir a segurança do condomínio é uma tarefa do síndico apenas.
Pensando nisso, reunimos cinco dicas para que você melhore a segurança em seu condomínio. Confira:
1 – Capacite e os porteiros
Os funcionários do condomínio, principalmente os da portaria, devem estar orientados quanto ao comportamento que eles devem seguir para manter a segurança do condomínio
Oriente para que os mesmos:
– evitem distrações;
– não comentem os hábitos dos moradores
– realizem o controle de entradas e saídas dos visitantes do condomínio;
– sigam um checklist de procedimentos sempre à risca.
2 – Cuidado com as chaves
Somente os moradores e proprietários de unidades devem ter as chaves de acesso ao condomínio. Ou seja, terceiros não devem ter as chaves do condomínio. Quando algum dos moradores perder a chave ou houver uma demissão de funcionários conflituosa, sugere-se que uma nova chave seja feita.
3 – Controle a entrada de visitantes e prestadores de serviço
Inclua na portaria ferramentas que auxiliem a identificar, autorizar e liberar visitantes e prestadores de serviço no condomínio. Além disso, é de extrema importância que sejam registradas entradas e saídas do condomínio. Para isso, você pode utilizar uma planilha de controle de visitantes ou um sistema para gestão de condomínios .
4 – Tenha normas de segurança
Crie um documento com todas as normas de segurança do condomínio com o objetivo de informar como os moradores podem ajudar na proteção do condomínio em sua rotina. Após, cole o documento nas áreas comuns do condomínio, elevadores e envie para todos moradores e funcionários. No link a seguir você pode fazer o download gratuito de um modelo de normas de segurança para condomínios .
5 – Invista em equipamentos de segurança
A função de porteiro é facilitada quando o funcionário tem a sua disposição câmeras de segurança e sistemas que controlem a entrada e saída de visitantes. Estes equipamentos podem não ser baratos em um primeiro momento e por isso não serem bem recebidos pelos moradores. Entretanto, o síndico deve explicar a importância deste investimento.
Todas essas ações devem ser relembradas no dia a dia do condomínio e, principalmente, nas reuniões da assembleia. Deixando claro sempre que a segurança do condomínio não é um dever apenas do síndico, mas sim de todos os moradores.
Sorry, the comment form is closed at this time.